A testosterona é o principal hormônio masculino. Embora muitos não saibam, ele também é importante para o organismo das mulheres. Embora seja encontrada em ambos os sexos, os homens podem possuir concentrações até quinze vezes maiores do que as mulheres.
A testosterona é responsável por controlar as características sexuais e funções reprodutivas nos homens e mulheres, além disso, ela desempenha papel importante na saúde, contribuindo para bem-estar físico e mental de modo completo.
Em ambos os sexos, o hormônio é produzido e controlada pela glândula pituitária (popularmente chamada de hipófise) e pelo hipotálamo.
Leia também: Mam Caps Funciona
Níveis de testosterona podem diminuir – conheça os sintomas
É bem comum que os níveis de testosterona diminuam com o passar dos anos. Homens e mulheres normalmente sentem essa queda a partir dos 40 anos de idade.
Quando os níveis de testosterona diminuem, é comum que os seguintes sintomas apareçam:
- Aumento de gordura corporal, acompanhado de aumento de peso;
- Diminuição de massa muscular;
- Alterações de sono;
- Fadiga seguia de indisposição;
- Impotência sexual;
- Diminuição da libido;
- Aumento dos níveis de estresse;
- Diminuição de autoestima;
- Dificuldade de concentração;
- Diminuição de memória.
No entanto, só é possível confirmar a diminuição dos níveis de testosterona através da realização de exames laboratoriais.
Dicas para aumentar a testosterona naturalmente
É relativamente comum que muitas pessoas acreditem que só seja possível aumentar os níveis de testosterona através de reposição hormonal. Porém, isso não é verdade. Confira a seguir 5 dicas para aumentar a testosterona naturalmente.
- Evite alimentos ricos em soja
Alimentos ricos em soja aumentam os níveis do hormônio estrogênio. Esse hormônio, interfere de modo direto e negativo sobre os níveis de testosterona.
Portanto, se seus níveis de testosterona diminuírem, evite os alimentos ricos em soja.
- Diminuir a ingestão de açúcar também ajuda
Estudos recentes divulgaram que homens obesos possuem propensão 3 vezes maior a terem baixos níveis de testosterona do que homens que estão na faixa de peso ideal. O açúcar é hoje, o vilão do mundo do moderno.
Por ser facilmente acumulado em forma de gordura corporal, o açúcar prejudica a secreção de uma série de hormônios. Entre eles, está a testosterona. Dessa forma, evitar sucos industrializados, doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados é fundamental para aumentar os níveis de testosterona naturalmente.
- Modere no café
A alta dose de cafeína presente no café aumenta a produção de um hormônio chamado cortisol, também conhecido como hormônio do estresse. O cortisol desregula os níveis de uma série de hormônios do organismo, entre eles, a testosterona.
Diminuir a quantidade de café, ajuda a aumentar a os níveis diminuídos de testosterona.
- Durma bem
Acredite, dormir bem pode ser um excelente estimulante sexual. A exemplo do consumo do café, noites mal dormidas também facilitam o aumento da produção do cortisol. Dormir bem é fundamental para manter normais os níveis de testosterona e demais hormônios benéficos ao organismo.
Sendo assim, evite mexer no celular quando estiver se preparando para dormir, desligue a TV e apague as luzes.
- Invista nos alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C é muito famosa no mundo da medicina por inibir a ação do cortisol. Ingerir frutas e sucos ricos na vitamina, como laranja, limão, maracujá, kiwi e acerola por exemplo, é uma ótima forma de aumentar os níveis da testosterona. Outra opção é investir em multivitamínicos naturais.
As dicas aqui fornecidas são ótimas formas de aumentar a testosterona naturalmente. Caso esse importante hormônio esteja em níveis baixos, basta seguir as informações contidas nesse artigo.